A Rio Grande Energia (RGE) é a concessionária responsável pelo serviço de distribuição de energia elétrica em vários municípios do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, com sede em São Leopoldo.
Fundada em 1998, a empresa teve o engenheiro gaúcho João Augusto Chagas Pestana como seu primeiro presidente do Conselho de Administração, e o executivo paulista Wilson Ferreira Júnior como seu primeiro diretor-presidente. É uma das empresas do Grupo CPFL Energia.
A empresa atende 381 cidades do estado do Rio Grande do Sul, uma população de 3 763 490 habitantes, o que equivale a 65% da população do estado. A RGE conta com 147 subestações, além de uma rede de 151.682 km de distribuição e 1 154 788 postes.[1]
Fusão da RGE com a RGE Sul
Em 2019 a Rio Grande Energia foi incorporada pela RGE Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S/A (Antiga AES Sul), porém permanecendo com o nome fantasia RGE. É hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.