Segurança baseada em comportamento ( BBS ) é a “aplicação da ciência da mudança de comportamento para problemas de segurança do mundo real “
“Um processo que cria uma parceria de segurança entre a administração e os funcionários que concentra continuamente as atenções e ações das pessoas no comportamento diário de segurança delas e de outras pessoas”. BBS “enfoca o que as pessoas fazem, analisa por que elas fazem isso e, em seguida, aplica uma estratégia de intervenção apoiada por pesquisas para melhorar o que as pessoas fazem”. Em sua essência, o BBS é baseado em um campo científico maior chamado gerenciamento de comportamento organizacional .
Em um sistema de gerenciamento de segurança baseado na hierarquia de controle de riscos , o BBS pode ser aplicado para internalizar estratégias de prevenção de riscos ou controles administrativos (incluindo o uso de equipamentos de proteção individual ), mas não deve ser usado em detrimento da implementação de medidas de segurança razoavelmente praticáveis. subir na hierarquia.
Para ser bem-sucedido, um programa BBS deve incluir todos os funcionários, desde o CEO até os trabalhadores da linha de frente, incluindo horistas, salários, funcionários sindicais, contratados e subcontratados. Para conseguir mudanças de comportamento, uma mudança de política, procedimentos e/ou sistemas certamente também exigirá alguma mudança. Essas mudanças não podem ser feitas sem adesão e apoio de todos os envolvidos na tomada dessas decisões.
O BBS não é baseado em suposições, sentimento pessoal e/ou conhecimento comum . Para ter sucesso, o programa BBS utilizado deve ser baseado em conhecimento científico .